A profissão de jogador de futebol tem um momento de virada onde o atleta, ainda jovem, finda sua carreira por não ter mais o vigor físico necessário a um esporte de alta performance. Contudo, muitos deles não desejando se afastar daquilo que gostam e fizeram durante quase toda a vida, optam por desenvolver outra carreira dentro do setor, transformando-se em comentaristas esportivos, técnicos, dirigentes de clubes ou agentes de outros jogadores. No mundo empresarial acontece o mesmo. Muitos profissionais, precocemente descartados do mercado, entre 50 e 55 anos, uma vez que a expectativa de vida da classe média brasileira hoje já é de 78 anos com boa saúde e lucidez, desejam permanecer em atividade dentro do setor que escolheram para desenvolver suas profissões. Num primeiro momento, imaginam-se como consultores, mas de uma forma equivocada: A idéia deles não é utilizar seu saber e sua experiência para fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos dentro de sua especialidade; pensam sim em continuar trabalhando naquilo que sempre fizeram, sendo uma espécie de ajudante superqualificado para quem tem a responsabilidade de realizar as atividades que faziam. Esta forma de pensar mostra-se inadequada em curto espaço de tempo, trazendo apenas dissabores e decepção aos seus praticantes. Na verdade, um consultor é uma espécie de professor de grande conhecimento prático e habilidade em determinada área de ofício.

Bem, se um consultor é um professor, então quem deseja abraçar esta carreira pode e deve passar um tempo na academia; não nos cursos de graduação ou na pesquisa, mas nas escolas de negócio, onde são ensinados vários ofícios ligados ao mercado (existem hoje entre MBA, cursos de especialização e programas de desenvolvimento gerencial mais de 30 especialidades de pós-graduação). Nestas escolas também se aprende a ser um real consultor. Para ser um professor delas é necessário buscar preparação desde meados da vida profissional, onde ainda dentro da empresa pode ser plantada a semente desta segunda encarnação. O processo para esta jornada possui oito extensos passos descritos resumidamente a seguir:

1. Desenvolvimento das Competências Acadêmicas: Nesta fase é necessário sacrificar um pouco os momentos de descanso para à noite ou aos Sábados estudar numa escola de negócios, fazendo um ou mais MBA e/ou um Mestrado Profissional (à noite). Esta providência também traz avanços no mercado para aqueles que optam por desenvolver uma carreira gerencial;

2. Desenvolvimento de Habilidades Docentes: Após a primeira fase, sempre que o tempo permitir vale ajudar o departamento de treinamento da empresa, aplicando alguns cursos para os profissionais da companhia. A experiência será útil mais tarde quando chegar a hora de mudar de função;

3. Desenvolvimento das Competências Informacionais: O conhecimento da Tecnologia da Informação, em especial os que envolvem a INTERNET é de fundamental importância para um professor de escola de negócio. A chamada educação continuada só será possível para os alunos do futuro professor através de um site ou das redes sociais. É preciso aprender como este mundo virtual funciona nos seus bastidores;

4. Aumento da Rede de Relacionamentos: Nesta fase já não será mais suficiente relacionar-se apenas com os profissionais da área de trabalho. Durante a realização dos cursos de pós ou de treinamentos contratados pela empresa será necessário desenvolver um “network” com os acadêmicos, objetivando o entendimento deste mundo de destino. Dentro dele poderão ser encontrados colegas de mercado que já fizeram a travessia, o que facilitará o relacionamento e o aprendizado;

4. Investimento nas Habilidades de Comunicação: Para se trabalhar bem na academia ou na empresa faz-se necessário a melhoria do poder de comunicação falada e escrita do profissional, seja para a preparação de relatórios, apresentações ou projetos na empresa; ou para elaboração de cursos, apostilas, livros e aulas na academia. A melhor forma de alcançar esta melhoria é a prática, montando uma apostila simples ou poucos slides de um treinamento em algum tema que a empresa necessite se desenvolver; ou ainda participando de forma mais eficiente das reuniões, apresentações e negociações dentro e fora da empresa, com o uso do conhecimento teórico e das técnicas aprendidas nos MBA ou no Mestrado.

Os próximos quatro passos só devem ser dados quando a data para a migração de uma vida para outra já estiver mais próxima: Faltando apenas alguns anos para o alvo planejado ou aproximadamente após os 45 anos de idade (Isto varia de pessoa para pessoa).

5. Provimento de uma Reserva Financeira: A construção de um fundo de reserva faz-se necessária para que a ponte entre os mundos do mercado e da academia seja construída: Abrir uma pessoa jurídica, comprar um domínio e hospedagem visando à montagem de um site, contratar serviços complementares ao site como os de nuvem, divulgação e mecanismos de busca, custam algum dinheiro. A escolha da modalidade da pessoa jurídica deve satisfazer a padrões de baixo custo, como a do regime tributário SIMPLES.

6. Preparação de Instrumentos de Trabalho: Deve ser selecionada uma área de atuação que o profissional goste e domine, escolhendo no máximo três disciplinas contidas nesta área; o network conseguido nos itens anteriores deve ser utilizado para assistir aulas destas disciplinas nas escolas de negócio, como ouvinte; o desenvolvimento de apostilas e slides para aplicação em cursos de cada uma das disciplinas eleitas também dever ser providenciado. A montagem de um site deve ser priorizada, tendo em mente que apenas 25% dele será institucional, ou seja, de divulgação da pessoa jurídica; 75% dele deverá conter informações abertas sobre as disciplinas escolhidas visando a educação continuada dos futuros alunos, além da promoção do novo profissional educador. Um currículo Lattes deve estar pronto e disponível no site, além de um blog que servirá de ensaio para a montagem de publicações futuras: Livros, capítulos de livros, apostilas mais completas.

7. Lançamento do Profissional no Novo Mundo: Faltando um ano ou, no máximo, dois para a passagem de um ambiente a outro, os materiais desenvolvidos para as disciplinas adotadas deverão ser apresentados formalmente a uma escola de negócios, através da rede de contatos estabelecida. O objetivo desta apresentação é começar a ministrar aulas em pequeno volume, à noite na própria cidade ou aos Sábados em outras localidades, visando obter a habilidade necessária para trabalhar na academia.

8. Cruzamento da Fronteira: Nesta última fase do processo deve-se dar entrada nos documentos de aposentadoria, mesmo em condições limitadas, mesmo sendo apenas pela previdência privada, mantendo as contribuições para a pública, e garantindo uma renda mínima que será somada à reserva financeira feita anteriormente. O cruzamento requer planejamento, mas também firmeza de propósito. Contudo, depois de tanta preparação é difícil que não exista a vontade conhecer este novo mundo. Através dos contatos deve ser gradativamente aumentado o volume de aulas a cada ano. Ao final de dois anos os recursos, conhecimento e fama conseguidos permitirão o trabalho com Coaching e Consultoria.

Algumas recomendações complementares nesta última fase cabem ser aqui feitas: Deve ser perseguida a realização de um doutorado, bem como o trabalho em equipe com outros profissionais que decidiram seguir o mesmo trajeto. Como exemplos de trabalho em equipe podem ser citados a elaboração de um livro em parceria, o convite para que os professores parceiros tenham blogs no site de educação continuada, a cessão de parte do site para que eles tenham um relacionamento contínuo com seus alunos. Entretanto, as atitudes fundamentais para que o projeto seja bem sucedido são: A determinação, a resiliência ante os eventuais retrocessos, e a paciência com os tempos e movimentos da academia que são muito inferiores àqueles praticados no ambiente empresarial. Um dos gigantes da indústria norte americana, Henry Ford, costumava dizer que “Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s