A Visão Multidimensional

No dicionário, o verbo prismatizar é definido como “dispor em forma de prisma; transformar em prismas”. Contudo, na área da psicologia a palavra vem sendo usada com o significado de “olhar uma situação por vários ângulos”. Por outro lado, o conceito de visão na gestão organizacional pode ser associado à capacidade de prever o futuro do mercado para se adiantar na captura de oportunidades, deixando a empresa numa situação favorável. Combinando estes dois conceitos, uma visão multidimensional de uma pessoa é sua capacidade de perceber numa situação, aspectos que a sensibilidade de muitos ainda não permitiu que percebessem.

A vida é composta de constantes mudanças que, apesar do receio de prejuízo à zona de conforto, são desejadas por todos. Se não houvesse mudanças não haveria evolução. O poeta baiano Gilberto Gil em seus versos da música “O Eterno Deus Mu Dança” reconhece este desejo:

Sente-se tranquilamente e ponha-se a raciocinar

Sente-se na arquibancada ou sente-se à mesa de um bar

Sente-se onde haja gente, logo você vai notar

Sente-se algo diferente: a massa quer se levantar

Pra ver mudança

Sente-se, e não é somente aqui, mas em qualquer lugar:

Terras, povos diferentes; outros sonhos pra sonhar

Mesmo e até principalmente onde menos queixas há

Mesmo lá, no inconsciente, alguma coisa está

Clamando por mudança

Estas mudanças trazem desafios e oportunidades. Desafios são obstáculos difíceis de ultrapassar. Oportunidades são possíveis acontecimentos capazes de melhorar o estado atual de um indivíduo, ou ainda uma situação nova que traga benefícios. Desafios são fáceis de serem enxergados; mas oportunidades só são percebidas por aqueles que conseguem ter uma visão multidimensional da situação vivida. Para desenvolver uma visão multidimensional é preciso aprender a enxergar a vida por diversos ângulos. É necessário subir um degrau a mais na percepção de mundo. A música Tempos Modernos de Lulu Santos, diz: “Eu vejo a vida melhor no futuro, eu vejo isso por cima do muro…”. Para olhar a vida por um novo ângulo, é preciso olhar por cima do muro, ou subir no muro, ou até mesmo quebrar o muro dos nossos paradigmas. As mudanças constantes no planeta exigem que novos ângulos de visão sejam explorados por quem pretende se adaptar a elas.

Um dos ângulos menos explorados é a visão do interlocutor, especialmente daqueles que propõem mudanças, ou os que têm um ponto de vista diferente do convencional. Para desenvolver uma visão multidimensional também é necessário melhorar a capacidade de sentir empatia, de se colocar no lugar do outro; isto faz com que se tenha abertura para ouvir as várias respostas para uma mesma pergunta. No livro “A Arte de Hackear Pessoas”, Antonio Pereira define quem possui esta capacidade empática como Engenheiro Social; aquele que “obtém informações vitais utilizando apenas a sua boa conversa”; os que “desejam e são dotados de uma visão de olhar para a situação com vários prismas distintos”.

Um bom começo para desenvolver uma visão multidimensional é olhar para dentro de si, com o objetivo de ampliar a visão para além do alcance das próprias limitações; desenvolver o autoconhecimento ajuda a aumentar o grau de empatia com outras pessoas, elevando assim suas possibilidades de prismatizar uma situação, principalmente as desfavoráveis (desafios). “Os únicos demônios deste mundo são aqueles que estão em nossos próprios corações, e é aí que todas as nossas batalhas devem ser travadas“; disse o idealizador e fundador do moderno Estado indiano, Mohandas Karamchand Ghandi, o Mahatma, que em sânscrito significa a grande alma.

Referências:

MICHAELIS, Dicionário Online. Palavra prismatizar. Disponível em http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=prismatizar. Consultado em 05/03/2016.

MOREIRA, Gilberto Passos Gil. Música o Eterno Deus Mu Dança. Interpretada por Gilberto Gil. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=agrYRMFzJXc. Consultado em 05/03/2016.

PEREIRA, Antonio Marcelo Marcos. A Arte de Hackear Pessoas. Rio de Janeiro: Editora BRASPORT Livros e Multimídia, 2005.

SANTOS, Luiz Maurício Pragana dos. Música Tempos Modernos. Interpretada por Jota Quest. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4UI_HTv-6Zs. Consultado em 05/03/2016.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com e o site Conexão Avatar em http://conexaoavatar.com

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s