por Maria Augusta Soares Machado

No dicionário, método é o conjunto dos meios dispostos para alcançar um fim e especialmente para chegar a um conhecimento científico ou comunicá-lo aos outros, ou seja, é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos: Delimitação de um problema e seus objetivos específicos; realização e interpretação de observações, com base nas relações encontradas, fundamentando-se nas teorias existentes.

Os métodos podem ser qualitativos ou quantitativos. Os quantitativos são aqueles que empregam a quantificação tanto na coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas. Portanto, para avaliar o desempenho dos processos de uma empresa, por exemplo, torna-se fundamental a aplicação de métodos quantitativos para evitar os “achismos” e os desejos políticos que normalmente não agregam valor à boa performance de uma organização. William Edwards Deming, pai dos programas de gerenciamento pela qualidade total, costumava dizer “In God we trust. Anyone else has to bring data”.

Como exemplos de Métodos Quantitativos podem ser citados:

O Teste de Hipóteses: É um método para verificar se os dados são compatíveis com alguma hipótese, podendo muitas vezes sugerir a não validade dela. O teste de hipóteses é um procedimento estatístico baseado na análise de uma amostra, através da teoria de probabilidades, usado para avaliar determinados parâmetros que são desconhecidos numa população. Seu objetivo é decidir se uma afirmação, em geral, sobre parâmetros de uma ou mais populações é, ou não, apoiada pela evidência obtida de dados amostrais. Tal afirmação é o que se chama Hipótese Estatística e a regra usada para decidir se ela é verdadeira ou não, é o Teste de Hipóteses.

A Regressão Linear: Algumas vezes estamos interessados em saber não apenas se existe associação entre duas variáveis quantitativas x e y, mas nós temos também uma hipótese a respeito de uma provável relação de causa e efeito entre variáveis. Desejamos saber se y “depende” de x. Neste caso, y é chamado de variável dependente ou variável resposta, e x é chamado de variável independente. Na regressão linear, temos a hipótese de que o valor de y depende do valor de x e expressamos matematicamente esta relação por meio de uma equação, assumindo que a associação entre x e y é linear, ou seja, descrita adequadamente por uma reta. A regressão é usada basicamente com duas finalidades: de previsão (prever o valor de y a partir do valor de x) e estimar o quanto x influencia ou modifica y.

A Programação Linear: A Programação Linear (PL) é uma das técnicas da Pesquisa Operacional mais utilizadas em se tratando de problemas de otimização. Os problemas de Programação Linear buscam a distribuição eficiente de recursos limitados para atender um determinado objetivo, em geral, maximizando lucros ou minimizando custos. Em se tratando de PL, esse objetivo é expresso através de uma função linear, denominada de “Função Objetivo”, que se combina com as restrições de recursos do problema para gerar uma otimização.

Os métodos quantitativos podem auxiliar uma organização a controlar sua logística, seus custos, a utilização de suas máquinas, a otimização de seus contratos, o rendimento de seus investimentos, o máximo aproveitamento de se parque industrial, dentre outras aplicações. . Cabe aqui ressaltar que apesar de o paradigma quantitativo ser mais tradicional e aparentar ter mais força entre os pesquisadores do meio científico, a visão qualitativa vem ganhando mais força e mais adeptos na área de Administração. Atualmente o que se percebe é uma tentativa de serem utilizados os dois meios como um poderoso instrumento de pesquisa e avaliação de desempenho.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s