O mundo enfrenta uma crise ímpar, potencializada no Brasil por uma má administração do poder público na última década. Contudo, a solução para passar por este vale, de acordo com o Dr. Spencer Johnson, em seu livro Picos e Vales (2009), é fazer da realidade uma amiga, entendendo qual é a verdade desta situação. Para sair mais rapidamente de um vale, deve-se identificar e aproveitar o bem oculto do momento ruim; relaxar e reconhecer que os vales têm fim; não sendo tão centrado em si mesmo: sendo mais útil no trabalho e mais amoroso na vida pessoal, evitando sempre comparações. A economia capitalista vive em ciclos; consequentemente a crise é passageira. Esta última afirmação de Spencer Johnson foi demonstrada pela pesquisa do dr. Hans Rosling (2016) feita em 2009 sobre os períodos de prosperidade e depressão da economia capitalista.

Para aumentar a eficácia pessoal em tempos de crise, é recomendável uma maior intimidade com a tecnologia, utilizando-a em favor próprio. Ferramentas de mind mapping para estruturar as ideias, agendas pessoais na INTERNET para trabalho cooperativo, planilhas que deem visibilidade dos tempos comprometidos e brechas na agenda, ajudam a aumentar o foco no trabalho e na obtenção de tempo livre para ser utilizado na descoberta de oportunidades.

Uma forma de otimizar o tempo é pensar o que pode ser reduzido na própria rotina, coisas que consomem tempo com pouco ou nenhum retorno; também deve-se pensar o que pode ser eliminado do cotidiano, pela mesma razão. Por outro lado, imaginar o que pode ser aumentado nas ações do dia-a-dia, e o que pode ser inovado nos processos de trabalho e de convívio com as pessoas, é extremamente recomendável para sair da má fase, fortificado por uma nova forma de operar. Isto traz novas possibilidades de alavancar bons resultados para si e para a organização onde trabalha, de acordo com o modelo das 4 ações de Kim e Mauborgne (2005).

No Brasil a crise pode trazer algumas oportunidades (WERKEMA, 2015), tais como:

  • Um novo pacto federativo para reduzir a concentração de riqueza no Governo Federal, hoje o único que tem recursos no Brasil;
  • Um melhor balanceamento entre a produção de automóveis e o investimento em transportes públicos, resolvendo esta notória distorção socioeconômica e urbanística causada pela indústria automobilística nos últimos anos, em especial nas grandes cidades;
  • Uma atuação mais saudável do segmento de construção civil, corrigindo a distorção de mercado onde, nos grandes centros, ofertas de venda e aluguéis de imóveis não encontram compradores.

Em suma, a postura e o foco da energia produtiva em tempos de crise, podem ser traduzidos nas seguintes recomendações:

  1. Afaste as visões negativas, acalentando-se sempre na metade cheia do copo e nas oportunidades de enchê-lo um pouco mais;
  2. Administre as prioridades, só assim conseguirá administrar o tempo;
  3. Concentre esforços no que gera crescimento;
  4. Reduza despesas não essenciais, mesmo as pequenas. “Cada centavo conta (ditado norte-americano) ”;
  5. Aumente sua zona de influência, ousando praticar o novo;
  6. Aproveite o tempo ocioso para desenvolver novas competências de maior valor e comuns à diversos segmentos. Há oportunidades muito boas e gratuitas para tal, na INTERNET;
  7. Procure entender o porquê da crise e, principalmente, as soluções que outros dão para sair dela; só assim é possível enxergar um amanhã pleno e preparar-se para ele.

Referências:

JOHNSON, Spencer, M.D. Picos e Vales. Trad. Alexandre Rosas. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2009.

WERKEMA, Muuro. Os Vários Aspectos da Crise Econômica Atual. In: Jornal O Liberal. Matéria de 29/06/2015. Disponível em http://www.jornaloliberal.net/artigo/os-varios-aspectos-da-crise-economica-atual/. Consultado em 10/03/2016.

KIM, W. Chan e MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus Elsevier, 2005.

ROSLING, Hans. 200 Years that Changed the World. Disponível em http://www.gapminder.org/videos/200-years-that-changed-the-world/. Consultado em 09/03/2016.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s