Dentro da mesmice em custos e soluções que assola as consultorias de gestão empresarial do país para pequenas e micro empresas, surge uma proposta simples e diferenciada: Trata-se do Portal mahaGestão (http://www.mahagestao.com.br/). O Portal é uma iniciativa do Instituto MahaGestão, um novo empreendimento formado por profissionais com mais de 20 anos de experiência na área empresarial e acadêmica, que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre as melhores práticas de administração junto às micro e pequenas empresas. Mas qual a proposta deste Portal?

Dentro do site, os dados fornecidos pela empresa através de questionários online são submetidos a uma espécie de ciclo PDCA, cujas quatro fases previstas, chamadas de Ciclo DAPE – Diagnóstico, Análise, Plano de Ação e Execução, representam os dois primeiros movimentos de um PDCA: Plano (P) e Execução (D). Eles acontecem da seguinte forma:

  1. Diagnóstico: A empresa responde um questionário simples com relação às práticas de gestão de processos-chave do negócio adotadas, como compras, vendas, pagamentos, recebimentos;
  2. Análise: Análises através de gráficos, tabelas e informações relevantes do mercado são então geradas baseadas nas respostas do diagnóstico, retratando como está a gestão da empresa. Um índice MahaGestão que indica o nível de maturidade da companhia é também gerado;
  3. Plano de Ação: Planos de ação são então propostos, de forma a promover a melhoria contínua e sustentável da organização, com datas e responsáveis definidos de forma online, pela empresa;
  4. Execução: O Portal monitora e alerta os responsáveis sobre o prazo das tarefas, controlando a execução de cada item do plano de ação. Simultaneamente, toda tarefa executada atualiza o índice MahaGestão e os demais indicadores e gráficos da empresa. Ao completar a execução de um plano de ação, o Portal disponibiliza uma análise consolidada do ciclo, constatando os avanços alcançados.

A fase de checagem (C) do PDCA e as ações a serem tomadas (A) para o início de um novo ciclo de melhoria contínua ficam a cargo de a empresa utilizar novamente o Portal para gerar novos planos de ação, a partir do seu atual patamar de desenvolvimento.

Considerando a exígua disponibilidade financeira de uma pequena empresa para investir em ferramentas de gestão para o seu negócio, a simples utilização do Portal já garante:

  1. a) Um diagnóstico básico apontando em quais macroprocessos a empresa está mais suscetível a falhas e consequentes perdas;
  2. b) Um suporte online sugerindo ações básicas para a melhoria dos processos de menor desempenho; e,
  3. c) Uma ferramenta de acompanhamento dos planos de ação para a melhoria dos processos da empresa.

Além desta ferramenta, um blog sobre dicas de gestão, metodologias e melhores práticas em micro e pequenas empresas está disponível no Portal para consultas abertas. Vale conferir!

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s