Há muitas definições para o termo “estratégia empresarial”, mas as mais alinhadas com a teoria de administração são as que relacionam a empresa com o mercado. Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, em seu livro Planejamento Estratégico Conceitos Metodologia e Práticas, diz que o conceito básico de estratégia está relacionado à ligação da empresa com o seu ambiente. Nessa situação, a empresa procura definir e operacionalizar políticas e diretrizes que maximizem os resultados dessa relação. Oliveira também ressalta que a estratégia está relacionada à arte de utilizar adequadamente os recursos tecnológicos, físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização das ameaças à empresa e a maximização do aproveitamento das oportunidades identificadas no ambiente externo. Finalmente, ele define que estratégia empresarial é a ação básica estruturada e desenvolvida pela empresa para alcançar, de forma adequada e, preferencialmente, diferenciada, os objetivos idealizados para o futuro, no melhor posicionamento da empresa perante o seu ambiente.

Por outro lado, segundo o Institute of Management Accountants, a gestão de desempenho deve interligar sistematicamente a estratégia organizacional, aos recursos e aos processos, de forma estruturada, através de um sistema de gestão orientado à satisfação do cliente, visando obter melhorias contínuas e sinalizando para os Stakeholders onde se está e aonde se quer chegar. Para tal é necessário que além da missão, seja também definida a visão do estágio desejado para o futuro, baseada no potencial de mercado e no conjunto de crenças e valores da organização, que sustentarão ações no aproveitamento de oportunidades e superação de ameaças. A gestão de desempenho nada mais é que um processo que administra o desenvolvimento destas ações em direção aos resultados desejados. É a forma pela qual a organização controla e coordena os processos-chave em busca de vantagens competitivas.

O desempenho de uma organização como um todo depende de cada uma de suas unidades organizacionais, ocasionando a necessidade de um alinhamento das estratégias destas unidades, para que estas possam ser eficazes no cumprimento da missão da organização. As metas estratégicas da organização só podem ser atingidas se cada uma de suas unidades operacionais executarem suas atividades de acordo com metas gerenciais e individuais, derivadas do desdobramento do planejamento estratégico da organização. Neste contexto, a Administração ou Gestão Estratégica é o elo entre as estratégias da empresa e seus controles de desempenho empresarial.

O Balanced Scorecard é uma ferramenta desenvolvida a partir de 1990 e apresentada por Kaplan e Norton em um artigo da Harvard Business Review, dois anos depois, onde originalmente era um sistema de indicadores para mensurar o desempenho da organização como um todo. Portanto, no início tratava apenas do controle de desempenho das organizações, passando, ao longo das experiências de empresas, a desempenhar importante papel no desdobramento e acompanhamento da estratégia organizacional. Apesar do seu desenvolvimento, ao longo dos últimos anos, abraçar cada vez mais as estratégias da organização, seus benefícios continuam a existir na área da gestão de desempenho.

Em conclusão, o BSC se apresenta hoje como um instrumento de gestão empresarial para controlar o desempenho das ações necessárias ao alcance das estratégias, mas também é utilizado pelas grandes empresas para desdobrar as estratégias nos objetivos de cada área da organização, sob a ótica de quatro perspectivas: Financeira, de Clientes ou Mercado, de Processos Internos, e de Aprendizado, Crescimento e Infraestrutura para tal.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s