No dicionário, uma das definições de equipe é “Grupo de pessoas organizado para um serviço determinado”. Desta simples definição talvez a palavra chave seja “organizado”, que por sua vez, significa “Ordenado, disposto com método”. Mas que método seria este que deixaria um ambiente ordenado para que determinado serviço fosse realizado?
A atuação em equipes é fundamental para o alcance de um diferencial competitivo no mercado e para a manutenção de um alto desempenho organizacional. Uma equipe deve cooperar e não competir; deve ser um time e não um grupo: Muitas pessoas trabalham como se estivessem em uma linha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa.
Contudo, uma equipe de trabalho precisa de tempo para que seus membros possam ajustar suas diferenças individuais de percepção e de forma de trabalhar; mas tempo é uma mercadoria escassa nas empresas, hoje. Daí o que pode ser feito para facilitar o estabelecimento de uma real equipe no exíguo tempo disponível para tal? Um ambiente facilitador do trabalho em equipe seria a resposta. Este ambiente deveria ter algumas características que favorecessem a construção e manutenção de times integrados de trabalho, tais como:
- Prevenção de conflitos;
- Políticas motivadoras;
- Recompensas justas;
- Treinamento bem direcionado;
- Incentivo à inovação e à criatividade;
- Estilo gerencial adequado;
- Objetivos claros;
- Estrutura horizontalizada.
O incentivo do líder da equipe para que cada um de seus membros conheça um pouco mais a si mesmo também contribui para o ajuste das diferenças entre seus constituintes. Segundo a psicóloga Maria Inês Felippe, mestre em Desenvolvimento do Potencial Criativo pela Universidade de Educação de Santiago de Compostela, na Espanha, o autoconhecimento resulta num melhor ajustamento e na conquista da maturidade e controle emocional, que traz:
– A capacidade de entender os outros e de nos fazermos entender pelos outros;
– A possibilidade de nos julgarmos e julgar os outros o mais objetivamente possível;
– A satisfação de nos aceitarmos e aceitar os outros, admitindo que ninguém é isento de falhas, mas que também encontraremos qualidades em nós e em qualquer outro ser humano, se desejarmos realmente encontrá-las;
– O conhecimento de suas habilidades e defeitos, como e o que melhorar.
Por outro lado, o dia-a-dia de uma verdadeira equipe requer basicamente três condições: Otimização da comunicação entre as pessoas, coordenação das ações dos seus membros, e estabelecimento de procedimentos operacionais para a realização de encontros ou reuniões no espaço cotidiano de trabalho.
Conclui-se que uma equipe é fruto do ambiente preparado para que floresça e da forma que se organiza a inter-relação de seus membros. Citando Henry Ford: “Reunir-se é um começo, ficar juntos é progresso e trabalhar juntos é sucesso”.
Para saber mais sobre o tema visite o blog Para Ler, Refletir e Relaxar em http://blogwgs.tumblr.com