Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Hoje, a palavra inovação é mais usada no contexto de idéias e invenções.

O conceito de inovação é bastante variado, dependendo da sua aplicação. O Instituto Inovação (http://www.institutoinovacao.com.br) considera que inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. E sucesso para as empresas significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, por exemplo.

Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, ou até mesmo novas fontes de suprimentos.

O ministério da Ciência e Tecnologia criou o Portal da Inovação (http://www.portalinovacao.mct.gov.br/pi/#/pi) para promover a cooperação tecnológica e disponibilizar ferramentas e oportunidades para que a empresa ou o cidadão tenham um ambiente favorável para inovar.

Legislações também estão sendo criadas para incentivar e proteger a inovação. Por exemplo, a Lei da Inovação (LEI n. 10.973 de 2 de Dezembro de 2004) reflete a necessidade do país contar com dispositivos legais eficientes que contribuam para o delineamento de um cenário favorável ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação.

Sites trazendo notícias sobre inovações também prosperam na grande rede. Um bom exemplo é o Site Inovação Tecnológica – Tudo que Acontece na Fronteira do Conhecimento (http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php), que oferece notícias sobre o que acontece de mais novo nas áreas de: Eletrônica, energia, espaço, informática, materiais, mecânica, meio ambiente, nanotecnologia e robótica.

A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) propõe em seus critérios para uma gestão eficaz, o quesito Cultura de Inovação, que pode ser traduzido da seguinte forma: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

Contudo, embora a inovação traga muitas pesquisas, propostas e projetos de novidades quase redentoras, sua aplicação tem sido bastante cadenciada, seja em função das limitações orçamentárias das organizações, seja pela cultura da eficiência competitiva, que segura cada inovação para ser lançada no momento mais apropriado à sobrevivência da empresa. Carros movidos a baterias que se carregam com o ar, purificadores de qualquer tipo de água, desde a água de esgoto até a água salgada do mar, já existem como protótipos, mas com certeza, só estarão disponíveis para a população em geral, quando não conflitarem com interesses econômicos e de mercado das grandes empresas. Quem viver, verá!

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s