Para entender o que é uma Controladoria Estratégica é necessário entender o que é uma Controladoria, e o que é uma Controladoria tradicional. Pode-se apresentar a função Controladoria de duas formas. A primeira como sendo o ramo do conhecimento responsável pela definição da base conceitual do controle da gestão de uma empresa. A segunda, como unidade administrativa responsável pela disseminação do conhecimento, modelagem e implantação de sistemas de informações. Como ramo do conhecimento, a Controladoria deve definir o modelo de gestão econômica e definir o sistema de informações, num contexto de tecnologia de gestão. Já como unidade administrativa, deve coordenar e disseminar os modelos e tecnologias de gestão, além de direcionar os esforços dos gestores para a otimização dos resultados da organização. De acordo com Catelli (2001) define-se como missão da Controladoria: Assegurar a otimização do resultado econômico da organização. Segundo ele, para atingir sua missão a Controladoria é responsável pelas seguintes atividades: a) desenvolvimento de condições para a realização da gestão econômica, b) subsídio ao processo de gestão com informações em todas as suas fases, c) gestão dos sistemas de informações econômicas de apoio às decisões, e d) apoio à consolidação, avaliação e harmonização dos planos das áreas.
Os primeiros controladores foram recrutados das áreas de contabilidade e finanças. A motivação desta escolha é fruto das características destes profissionais, como sua visão ampla da empresa e sua visão equidistante das diversas áreas produtivas da organização. Entretanto, uma Controladoria pode oferecer mais às empresas nos dias de hoje, uma vez que possui um excelente mosaico de formações profissionais. De acordo com Gomes e Salas (2001), dentro do conceito de controle, podem-se definir duas perspectivas diferenciadas: Uma limitada, que associa o controle organizacional a um acompanhamento dos aspectos financeiros da empresa; e outra mais ampla, que considera também os aspectos ligados à estratégia, estrutura organizacional, comportamento individual, cultura organizacional e contexto social competitivo.
Padoveze (2003) define a Controladoria Estratégica como aquela que abastece os responsáveis pelo Planejamento Estratégico da companhia com informações financeiras e não financeiras, para apoiar o processo de análise, planejamento, implementação e controle da estratégia empresarial. Quanto à estratégia, sua abrangência e desdobramentos, Padoveze (2003) relata também que há três níveis ligados e interdependentes:
A) A Estratégia Competitiva que visa à manutenção de uma vantagem competitiva ao longo de das diversas áreas da empresa.
B) A Estratégia Funcional que devem ser desenvolvidas para cada área, como produção, marketing e recursos humanos, mas planejadas e administradas de modo coordenado, permitindo que as estratégias competitivas sejam implementadas de forma coletiva.
C) A Estratégia Corporativa que decide de quais negócios a empresa irá participar e como o grupo de atividades pode ser estruturado e administrado.
A Controladoria Estratégica de uma organização pode ser estruturada em fatias de acordo com o tipo de estratégia a que ela está associada. Neste caso o foco de atuação de uma Controladoria Estratégica poderia ser subdividido visando contabilizar, acompanhar e controlar:
1. Na Estratégia Competitiva: Rentabilidade por unidade de negócios, situação dos competidores, rentabilidade de clientes, rentabilidade de produtos;
2. Na Estratégia Corporativa: Centros de custos, de lucros e contribuição e de investimentos, estratégias de diversificação, negócios integrados verticalmente, formação de conglomerados, subsidiárias de companhias multinacionais e globais;
3. Na Estratégia Funcional: Ciclos de vida de produtos, estratégia de lançamento de novos produtos, crescimento dos negócios, análise do risco dos negócios.
Para Nakagawa (1993), o controller desempenha sua função ao organizar e reportar dados relevantes, exercendo uma força ou influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa. Destacam-se os principais objetivos e funções da controladoria:
1. Desenhar, implantar e manter estrutura de informação que oriente o desempenho dos gestores;
2. Coordenar o processo de planejamento e controle;
3. Coordenar a padronização de procedimentos de mensuração;
4. Garantir a informação adequada para avaliação de desempenho e apuração de resultados;
5. Identificar ações corretivas.
6. Verificar se as áreas estão identificando as potencialidades e fraquezas da Empresa perante oportunidades e ameaças;
7. Garantir o cumprimento do processo de tomada de decisão. Responsabilizar-se pela coordenação da elaboração do planejamento (Orçamento, Procedimentos, etc.);
8. Atuar em conjunto com as demais áreas na elaboração de atribuições e responsabilidade para cargos de decisão dentro da organização;
9. Responsabilizar-se pelos critérios de mensuração adotados pela Empresa;
10. Monitorar o controle do desempenho das unidades a partir de interação com as mesmas;
11. Estruturar e coordenar métodos eficientes de comunicação entre as unidades, e destas com a alta direção;
12. Garantir o Patrimônio e Controle Interno; e
13. Responsabilizar-se pelos graus de eficiência e eficácia organizacional, base para avaliação de desempenho.
Portanto, uma Controladoria Estratégica tanto está ligada aos controles que garantem um monitoramento da organização, como às estratégias e aos recursos necessários a manter a empresa num privilegiado patamar de sustentabilidade financeira e competitiva.
Para saber mais sobre o tema visite o blog Para Ler, Refletir e Relaxar em http://blogwgs.tumblr.com