Henry MIntzberg, um dos maiores autores sobre planejamento estratégico, criou uma metodologia de aprendizado voltada para a formação de gestores, baseada no princípio de aprendizado reflexivo em grupo. Esta forma de autodesenvolvimento é conhecida como CoachingOurselves (2016). A aplicação desta metodologia acontece quando gerentes se reúnem periodicamente, em sessões curtas para compartilhar experiências e conhecer melhor a si próprios, com base no ambiente e nas experiências de trabalho. Há sempre um tópico básico a ser discutido pelo grupo, provocando o afloramento das experiências de cada participante com o tópico. Contudo, para colocar em prática esta forma de se desenvolver a força de vontade é um fator essencial. Em algum ponto no tempo, desânimo e falta de motivação podem impedir uma pessoa de alcançar seus objetivos. Cabe apenas a ela, perseguir alguns aspectos que ajudem a manter essa força ativa. Mas quais são as chaves para um auto aperfeiçoamento?

Três fatores são essenciais para que haja o auto aperfeiçoamento do indivíduo como pessoa e como profissional: Interesse, Propósito e Networking.

Interesse

O interesse por um tema, uma tarefa ou um negócio, é um fator que está um grau abaixo da paixão. Estar interessado em algo, guarda maior relação com crenças, expectativas e antecipações que cada indivíduo faz em termos de eventos futuros. Georgopoulos, Mahoney e Jones (1957) propõem que, caso uma pessoa perceba a que o interesse no desenvolvimento de um assunto é o caminho que o levará a algum dos seus objetivos pessoais ou ao auto aperfeiçoamento, tenderá a assumir altos padrões de produtividade, realizando de forma motivada as tarefas referentes a este tema. Caso uma atividade profissional ou pessoal não desperte nenhum interesse no indivíduo, será melhor considerar uma mudança de rumo, focando a atenção em outro caminho.

Ler coisas inspiradas, que auxiliem a melhorar a atitude e focar a mente, pode ser a receita para encontrar a um novo caminho. Histórias de sucesso também demonstram ser encorajadoras; ajudam a aprender com as experiências dos outros e impulsionam a confiança, gerando insights fundamentais para a definição e a perseguição de novos objetivos, e para seguir em frente com os planos. Estas leituras fazem parte de um processo de educação continuada.

Propósito

Definir metas de curto e médio prazos ajuda a criar um propósito para os próximos tempos, além de forçar a pessoa a pensar sobre qual o melhor caminho para o seu auto aperfeiçoamento. Não se pode estar motivado sem conhecer sua direção, além do sentido de seus próximos passos. Colocar estas metas por escrito, dividindo-as em mini metas que possam ser realizadas em questão de dias, fazendo com que os resultados sejam rapidamente visíveis, é fator importante e motivador para os próximos passos. O psicólogo Shawn Acchor, numa palestra para a organização TED (2011) intitulada “o segredo feliz para trabalhar melhor” discorre sobre o poder da psicologia positiva, ponderando que o que molda a motivação das pessoas não são os acontecimentos à sua volta, mas sim as lentes que são utilizadas para enxergar estes eventos. Só faz sentido ficar olhando para a metade vazia de um copo se o objetivo for planejar seu preenchimento (GASSENFERTH et al, 2015). Em sua palestra, Shawn também diz que 90% da felicidade de uma pessoa vem da forma com que ela encara os fatos ocorridos no ambiente em que vive, e que uma postura mais otimista energiza o cérebro para uma maior adaptabilidade ao ambiente externo e para uma melhor escolha dos propósitos a serem perseguidos. Este alinhamento entre positivismo, objetivos e adaptação tem forte influência no auto aperfeiçoamento de um indivíduo.

Networking

Outro fator fundamental no auto aperfeiçoamento é manter-se em rede com seus pares; sejam os amigos, os colegas de trabalho ou a família. Nenhuma pessoa tem tanta competência que não precise de outras ideias e pontos de vista. Não se pode estar no caminho do auto aperfeiçoamento, sem a ajuda dos outros. O apoio mútuo é motivador. Portanto, de acordo com a metodologia de MIntzberg, compartilhar ideias, conhecimentos e experiência é também um aspecto de valor inestimável na motivação e no auto aperfeiçoamento das pessoas.

A Pirâmide de Maslow representa a motivação para buscar conquistas em vários estágios hierárquicos das necessidades humanas: na base da pirâmide, existe a busca pelo trabalho, pela condição de subsistência, e pelo apropriado descanso físico e mental; no degrau da segurança, aparece a procura pelo salário justo, e pelas garantias de empregabilidade e bem estar socioeconômico; no patamar social, há o esforço para construir amizades e boas relações com os amigos, colegas e família; no estágio da estima, acontece a luta para ter seus resultados pessoais e profissionais reconhecidos; mas é no topo da pirâmide, que é feita a tentativa de se ter autonomia, influência e auto realização na vida. A busca pelo auto aperfeiçoamento traz as ferramentas para se escalar esta pirâmide de forma bem-sucedida.

Referências:

ACHOR, Shawn. “O Segredo Feliz para Trabalhar Melhor”. In: TEDxBloomington. Disponível em https://www.ted.com/talks/shawn_achor_the_happy_secret_to_better_work?language=pt-br#t-718961. Consultado em 20/06/2016. Filmado em maio, 2011.

GASSENFERTH, Walter; CONCEIÇÃO, Ciro Mendonça; MACHADO, Maria Augusta Soares; PEREIRA, Silvia; e KRAUSE, Walther. Gestão de Negócios e Sustentabilidade: Textos Selecionados. Rio de Janeiro: Editora Brasport, 2015.

GEORGOPOULOS, B.S.; MAHONEY, G.M.; e JONES, M.W. Jr. “A Psychological Approach to Productivity”. In: Journal of Applied Psychology. Pag. 345-346. APA: 1957.

MINTZBERG, Henry; LeNIR, Phill. Site Coaching Ourselves. Disponível em https://coachingourselves.com/. Consultado em 21/06/2016.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s