Não é fácil para uma pessoa motivar-se. Contudo, só ela pode fazer isto a ela mesma. A professora Cecília Bergamini, em seu livro Motivação nas Organizações, afirma que “a fonte da sinergia motivacional vem do interior de cada pessoa e não dos fatores encontrados no ambiente que a cerca”. A única forma de contribuir para a motivação de alguém é através da teoria cognitiva ou consciente que vê a motivação como uma espécie de antecipação do prazer futuro. Esta teoria propõe que os determinantes do comportamento humano estão diretamente relacionados as crenças e expectativas do indivíduo nos eventos futuros (BERGAMINI, 1997). Mas como uma pessoa pode trabalhar em seu favor para sentir-se mais motivada? Três práticas podem contribuir para se alcançar um grau razoável de motivação:

  1. Busque inspiração através da paixão: interessar-se fortemente por uma atividade promove uma necessidade de buscar informações sobre ela. As informações levantadas inspiram o indivíduo a abrir novas possibilidades, o que o motiva à uma maior dedicação àquela incumbência.
  2. Defina suas metas: Sem definir metas pessoais e profissionais não há propósito estabelecido, e sem propósito não há motivação para perseguir objetivos e alcançar uma situação desejada. Coloque suas metas por escrito e as reveja anualmente. Divida-as em mini metas que possam ser alcançadas em menor espaço de tempo, e contribuam para a meta maior do ano, criando assim um clima de pequenas vitórias que podem ser comemoradas e são motivadoras.
  3. Crie e pratique Networking: Estar em rede com outras pessoas que perseguem objetivos similares ou complementares é fator de manutenção da motivação. O compartilhamento de conhecimento e experiências é saudável para manter em alta o espírito de perseverança e a sensação de ter amparo na jornada.

Mas como manter-se constantemente motivado?

Assim como a força de vontade é um fator essencial para alcançar o sucesso, em algum ponto no tempo, desânimo e falta de motivação podem impedir uma pessoa de alcançar seu objetivo. Cabe a ela, e só a ela, praticar algumas técnicas que ajudarão a manter viva a motivação.

  1. Visualize seus objetivos: é útil ter metas visuais. Transforme tudo em que você está trabalhando em algo visual. Corte uma foto ou uma figura que represente seu objetivo e coloque-a em local visível no trabalho ou em casa, onde possa vê-la muitas vezes. Quando se sentir desanimado, isso vai lembrar seu objetivo e vai ajudar a manter o ritmo. Mantenha também um registro de tudo o que você já fez para alcançar seu objetivo; isto pode ser um incentivo para as horas difíceis, em que desistir pareça ser o único caminho.
  2. Faça um contrato consigo mesmo: colocar algo por escrito de alguma forma torna este algo mais poderoso psicologicamente. Por outro lado, a maioria das culturas têm preocupação em honrar contratos. No contrato, também pode ser incluída uma recompensa que você vai se dar depois de concluído o alcance do objetivo.
  3. Afaste as pessoas negativas de sua empreitada: cerque-se apenas de pessoas bem-humoradas e otimistas. Elas darão uma perspectiva mais positiva à sua jornada, o que permitirá ter uma imagem mais clara do que realmente deseja atingir, além de manter a mente limpa para saber quais medidas tomar para chegar lá.
  4. Seja proativo: Em vez de esperar que as coisas aconteçam, é sempre melhor fazer as coisas acontecerem. Produza material que sirva de ferramental para o alcance de suas metas. Mesmo que, no momento, este material seja apenas para praticar uma ação desejada. Ficar inativo reduz o seu potencial para alcançar objetivos.
  5. Leia livros, artigos e textos sobre o tema ligado ao objetivo que está perseguindo: Estes irão ajudá-lo a melhorar a sua atitude e clarear sua mente. Um livro de histórias de sucesso também demonstra ser encorajador. Você não só vai aprender com as experiências dos outros, como obter confiança para impulsionar seus insights. Não saber por onde começar é frustrante. Por outro lado, conhecimento é poder. Ter uma compreensão clara de como e por onde começar é fundamental na perseguição de um objetivo.
  6. Quebre a atividade, aparentemente inatingível, em pequenos passos: a conclusão de pequenas tarefas em direção a um objetivo maior, é motivadora e incentiva os próximos passos. Estipule tempo para a realização destas pequenas tarefas; isto também ajuda a manter o ritmo e, consequentemente, a motivação para realiza-los.
  7. Do ponto de vista físico, durma bem, faça exercícios e tome o café da manhã: se você não estiver saudável não encontrará forças para trabalhar em seus objetivos. O primeiro passo para garantir um bem-estar é dormir bem para estar focado em suas atividades do dia seguinte. O segundo é fazer exercícios, principalmente os aeróbicos, evitando assim o sedentarismo que gera doenças como o sobrepeso, a diabetes e problemas cardíacos, que comprometem a saúde e tiram a disposição e inspiração do indivíduo. O terceiro passo é tomar o café da manhã; a cafeína é um estimulante cerebral, que fornece ânimo no caso de sonolência.

Em conclusão, o segredo de estar constantemente motivado reside na busca de um objetivo. Enquanto se está perseguindo algo em que se acredita, a disposição do indivíduo para criar ferramentas e métodos para atingi-lo torna a pessoa animada e satisfeita com a jornada. A demora para alcança-lo pode ser evitada dividindo seu atingimento em etapas, que trazem vitórias parciais energizantes e mantenedoras do espírito da busca. O aprendizado com a jornada, bem como o sentimento de aproximação da meta final, também mantém a carga sentimental positiva do indivíduo. Ao alcançar um objetivo, estruture e planeja outro. Se for complementar ao objetivo anterior, melhor ainda. Mas deve-se ser flexível para enxergar quando for a hora de mudar de objetivo, caso o original se mostre inatingível ao longo do caminho. Além disto, é necessário ter a humilde e a sabedoria de ser grato pelo aprendizado e pelas vitórias intermediárias que o objetivo, mesmo não alcançado, trouxe.

Referências

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas Organizações. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

UNIVERSIA BRASIL. Descubra o segredo para se manter motivado e alcançar todos os seus objetivos. In: Notícias em Destaque. Disponível em http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2014/09/01/1110677/descubra-segredo-manter-motivado-alcancar-todos-objetivos.html. Consultado em 16/12/2016.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s