Muitas vezes os indicadores acompanhados por uma empresa apontam para uma boa performance dos seus processos hoje, como os de venda, por exemplo, mas dão uma visão pobre de para onde o mercado caminha. Há pouco tempo atrás, os indicadores de venda de gasolina no mundo apontavam para um crescimento assustador nos próximos anos, devido ao grande volume de compras de automóveis, e devido ao aquecimento da economia. Contudo, se fossem levantadas as fontes de energia que mais cresciam no planeta, as renováveis, como a solar, a hidrelétrica, a eólica, a geotérmica, e a biomassa, já apresentavam maior crescimento que aquelas provenientes dos combustíveis fósseis ou nuclear. O acompanhamento do indicador venda de petróleo no mundo é importante, como também o de tendência, que aponta para um mundo mais sustentável, onde as energias renováveis devem ocupar o espaço daquelas não sustentáveis.

Indicadores de tendência foram originalmente utilizados para retratar o rumo dos mercados financeiros. Indicadores deste grupo são ineficientes em períodos de baixa movimentação. Os indicadores de tendência mostram a direção do movimento dos preços, das mudanças de hábitos do consumidor, das tecnologias emergentes, e da política de um determinado país ou bloco deles.

Por definição, indicadores de desempenho são guias que nos permitem medir a eficácia das ações tomadas bem como medir os desvios entre o programado e o realizado. Através dos indicadores é possível fazer comparações ao longo do tempo, com relação aos dados internos e externos de uma organização. Por outro lado, indicadores de tendência não são projetados para sinalizar mudanças de forma rápida, assim como fazem os indicadores de desempenho. Portanto, indicadores de desempenho mostram a performance já conseguida, enquanto indicadores de tendência apontam os caminhos das mudanças.

Por exemplo:

Um vendedor de bicicletas, tem seu indicador de vendas apontando para um crescimento zero, ou seja, ele vendeu este ano o mesmo número de bicicletas que vendeu no mesmo período do ano passado. Contudo, três indicadores de tendência dão a ele uma expectativa de aumento no uso de bicicletas para locomoção e para lazer: o número de pessoas engajadas numa vida mais saudável é crescente, o tempo de deslocamento de um ponto a outro numa grande cidade, através de veículos convencionais, é cada vez maior. Ele poderia ficar contente, mas dois outros indicadores de tendência apontam para a necessidade de uma nova modalidade do negócio: a economia mundial não vai bem e os locais para guardar bicicletas em apartamentos é cada vez menor. Estes indicadores de tendência, podem levar a empresa a desenvolver o negócio de aluguel de bicicletas, com locais específicos para sua guarda espalhados pela cidade, e de custo incluído no aluguel.

Em suma, Indicadores de desempenho são muito importantes para que se entenda como um processo performa em relação aos seus resultados (indicadores de eficácia, de qualidade, e de lucratividade), em relação ao correto uso dos seus recursos (indicadores de produtividade, e de eficiência), e em relação ao moral das pessoas que fazem o processo acontecer (indicadores de qualidade de vida no trabalho). No entanto, é necessário definir, medir e entender alguns indicadores de tendência para que outro conjunto de indicadores de desempenho seja corretamente tratado: os indicadores de inovação, que são aqueles que medem o quanto os processos da empresa são modernizados para se adequarem às mudanças do mercado.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s