por João Paulo Iunes

Um bom processo de planejamento refina as estimativas ao longo do tempo.

O Cone de Incerteza (MCCONNEL, 1997) mostra o nível de incerteza ao longo de um projeto:

Planejar para reduzir incertezas

O Cone de Incerteza mostra que durante a fase inicial de um projeto a estimativa de tempo varia de 60% a 160%. Isto é, um projeto com expectativa de duração de 20 semanas pode durar de12 a32 semanas. Numa fase mais avançada do projeto, após a especificação de requisitos as estimativas poderão variar para + ou para – 15%. Desta forma uma estimativa de 20 semanas poderá se concretizar entre17 a23 semanas.

O planejamento é um processo interativo que tem como objetivo aprender e refinar estimativas ao longo do ciclo de um projeto.

Diante disso, é fator crítico que o conhecimento seja reconhecido e desdobrado num processo de planejamento interativo, projetado para ajudar o time a refinar, sucessivamente, a visão do produto a ser entregue.

Pensar que um projeto de sucesso é caracterizado por: 1) atendimento ao prazo; 2) atendimento ao orçamento; e 3) atendimento a todas as funcionalidades, como inicialmente especificadas.

É uma definição perigosa e incompleta. Essa definição falha em não reconhecer que investimentos, prazos, e decisões devem ser periodicamente revisitados e comunicados.

Um projeto que define todas as funcionalidades no plano inicial não será necessariamente um sucesso. Por exemplo, usuários e clientes provavelmente não ficarão satisfeitos se novas e excelentes funcionalidades forem rejeitadas em favor de outras medíocres, simplesmente por causa dessas últimas terem sido apresentadas no plano inicial.

Referências:

MCCONNEL, Steve. Software Project Survival Guide: How to Be Sure Your First Important Project Isn’t Your Last. Redmond, Wa.: Microsoft Press, 288 pages, 1997.

Anúncios