por João Paulo Iunes

Um plano deve identificar as expectativas e descrever o que pode acontecer ao longo do projeto. Ele não garante um conjunto exato de resultados numa dada data, com um determinado custo. No entanto, ele comunica e estabelece um conjunto de expectativas.

Informações realimentam clientes, usuários e equipes sobre o projeto. Informações facilitam o entendimento, auxiliam na validação de etapas, reduzem inseguranças na tomada de decisões, estimulam o trabalho em equipe.

Por exemplo, se você me pergunta quanto tempo será gasto num projeto e eu lhe informo que ele durará 8 meses e não informo como cheguei a essa previsão, naturalmente você ficará desconfiado, não é mesmo? Isto porque falta informação!

Por outro lado, se apresento um plano bem documentado, dividido em etapas, apresentando fatores críticos de sucesso, indicadores de desempenho para dar visibilidade e controle, recomendações para um trabalho cooperativo, a chance de você acreditar e ajudar que outros acreditem e cooperem aumentará muito!

Anúncios