por Ruy Motta
O Processo Decisório é constituído pelas fases de Preparação, Decisão e Execução, conforme a Figura, 1 a seguir.
Há autores que especificam fases e etapas diferentes, em quantidade e nomenclatura, mas que se sobrepõem a aqui apresentada. O processo descrito neste texto levou em consideração uma combinação daqueles apresentados nos livros da referência.
FASE DE PREPARAÇÃO
Identificação e diagnóstico da situação
Nesta etapa o problema / oportunidade é claramente definido. Como nem sempre a causa é diagnosticada corretamente, cuidados devem ser tomados para não definir o problema por uma solução proposta, deixar de notar um problema maior ou diagnosticar o problema em termos dos sintomas. Também são identificadas e reunidas pessoas que podem contribuir para a solução do problema.
Identificar os critérios
Nesta etapa são identificados todos os critérios (ou objetivos) a serem analisados e atingidos com a solução do problema. A cada critério deve ser atribuído um peso de acordo com a importância relativa para a solução do problema. Também são definidos os resultados de desempenho que devem ser alcançados.
Obs.: Na literatura usam-se indistintamente os termos objetivos ou critérios.
Gerar alternativas
Nessa etapa são identificadas as alternativas (cursos de ação) que podem ser tomados para solucionar o problema. Cada alternativa é analisada verificando-se o atendimento aos critérios estabelecidos. Os riscos das consequências também são avaliados. Modelos matemáticos e estatísticos podem ser usados e permitem estimar as probabilidades.
Identificar a solução Ideal
Nesta etapa é identificada a solução ideal dentre as diversas alternativas encontradas. Os pesos das classificações das alternativas em conjunto com as análises de atendimento aos critérios estabelecidos, indicam a melhor solução. São utilizadas técnicas de apoio à decisão das mais simples até sistemas de apoio corporativos.
FASE DE DECISÃO
Decidir
Nesta etapa é tomada a decisão pela melhor alternativa.
FASE DE EXECUÇÃO
Fazer acontecer
Nesta etapa são feitos o planejamento e o acompanhamento da execução da decisão. Pessoas são mobilizadas, informadas sobre o plano de ação e o projeto é monitorado, permitindo acompanhar os possíveis desvios para se aplicar correções de rumo.
Aprender
Nesta etapa é feita uma revisão dos erros e dos acertos do processo como um todo, permitindo uma melhoria contínua na tomada de decisão. Aprendemos com nossos erros.
Referências
BAZERMAN, Max H.; MOORE, Don; Processo Decisório; Rio de Janeiro; Elsevier, 2010.
TICHY, Noel M.; BENNIS, Warren G; Decisão – Como Líderes vencedores fazem escolhas certeiras; Porto Alegra: Bookman, 2009.
SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa; Administração – teoria e pratica no contexto brasileiro. Pearson Education; 2008.