por João Paulo Iunes

Os softwares que são utilizados para automatizar a gerência de processos de negócios são os BPMs, que incluem:

  • Mapeamento dos processos de negócio ponta-a-ponta;
  • Desenho dos fluxos e formulários eletrônicos;
  • Definição de workflow;
  • Regras de negócio;
  • Integradores;
  • Monitoração em tempo real das atividades e alertas.

BPM ajuda a maximizar os resultados e o desempenho de processos, trazendo melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, aumento da satisfação dos clientes através de produtos e serviços com um nível superior de qualidade.

O que é Business Process Management?  É uma Disciplina para aumentar a capacidade de mudança de uma organização. É uma abordagem holística de gestão e otimização de processos de negócios. Objetiva alinhar os processos da organização com os desejos e necessidades dos clientes.

Princípios do BPM

  1. Entender os objetivos e estratégias de negócios em primeiro lugar para depois analisar os processos atuais e identificar os processos que proporcionem o maior retorno sobre o investimento.
  2. Decisões financeiras: Além de decisões rápidas e melhores, a empresa requer decisões financeiramente sólidas. Usando BPM, as decisões feitas podem ajudar a maximizar o retorno financeiro devido à redução do tempo gasto, à maximização do uso de recursos e redução de resíduos ou retrabalhos. O objetivo é a empresa ver todo o panorama do processo e custos, assim poder fazer decisões locais e seus efeitos em âmbito mais global.

Implicações do BPM nos ativos de TIC

    1. Aplicações móveis: para desenvolver experiências personalizadas e consistentes para clientes e funcionários em todos os canais;
    1. Integração de sistemas corporativos como  SAP, Master Data Management, Enterprise Content Management, Operational Decision Management e outros sistemas corporativos para fornecer capacidades de processo end-to-end;
    1. SOA – emprego de arquiteturas orientadas a serviços para permitir construir soluções e;
  1. Escalabilidade e Desempenho: ambiente robusto, seguro e escalável que suporta uma ampla gama de plataformas.
Anúncios