por João Paulo Iunes

Objetivo é algo ou fim que se deseja atingir. Objeto de uma ação. Objetivos motivam ações de pessoas e empresas. Através de um conjunto de objetivos uma empresa delineia o seu perfil.

Existem objetivos que necessitam de planejamento e outros não.

A definição clara de objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana, administrativa e de planejamento.  O planejamento sempre visa ao alcance de objetivos.

É muito comum pessoas e profissionais terem dificuldades em estabelecer objetivos. Essa inabilidade gera impactos negativos no nível profissional e pessoal.

Ser altamente eficiente – realizar bem um processo ou uma tarefa – sem um objetivo bem definido previamente, não é eficaz (daí o conceito de efetividade = eficácia + eficiência). É como agir sem pensar!

Estabelecer objetivos não é uma tarefa tão trivial como muitos pensam.

Na declaração do objetivo deverão constar elementos que permitam e facilitem o seu alcance.

A prática de estabelecimento de objetivos embute o conhecimento do estado atual, da expectativa do estado futuro e da jornada entre eles. Quando estabelecemos objetivos “rodamos” um processo de planejamento.

S.M.A.R.T. é um mnemônico (= acrônimo, conjunto de letras, que ajudam a lembrar alguma coisa) utilizado no estabelecimento de objetivos. É uma forma de avaliar se um objetivo está sendo especificado de forma apropriada.

A tabela abaixo apresenta termos e características associadas ao Objetivo:

Objetivos SMART Figura 1

Verificação de objetivo S.M.A.R.T.:

Tomemos o exemplo: “Ser a maior e melhor empresa de Contact Center da América Latina…

Pergunta: Esse objetivo é S.M.A.R.T.?

Vamos usar a tabela abaixo para nos ajudar, ok?

Objetivos SMART Figura 2

Observe que o objetivo acima tem problemas. Ele pode ser mais específico e falta temporalidade. Ajustando isso, o nosso novo objetivo S.M.A.R.T. fica:

Ser a maior empresa de Contact Center, em faturamento, da América Latina em 2020!.

Anúncios