Os poetas e compositores têm uma maneira lúdica de usar a neuroliguística, ciência que estuda os mecanismos do cérebro humano responsáveis pela compreensão, produção e conhecimento abstrato da língua, para passar conceitos e ideias ao público em geral. Guilherme Arantes, tecladista, cantor e compositor paulista, nas oito estrofes de sua música intitulada Amanhã, passa uma mensagem sobre o futuro das pessoas em geral, que também interessa aos profissionais de mercado. Esta mesma mensagem demandaria muito tempo e esforço para ser escrita na linguagem dos negócios. Ela poderia ser passada da seguinte forma:

1. No futuro, a renda per capta e a saúde dos habitantes do planeta serão melhores que no presente. O dr. Hans Rosiling, palestrante e professor de saúde global do Karolinska Institutet em Estocolmo, Suécia, já demonstrou isto em seu estudo “200 years that changed the world” (2016).

2. A tendência da economia mundial, do ponto de vista histórico, é crescer. Contudo, para fazer parte deste crescimento, as pessoas, as organizações e os países precisam redobrar sua atenção aos quatro P da gestão de negócios: Planejar mais suas ações, melhorar seus processos operacionais, tratar melhor as pessoas trabalhando mais em grupos de projeto.

3. O desconhecido não deve ser temido; dever ser estudado para deixar de ser misterioso. Isto se aplica aos conceitos, aos métodos, aos processos, às outras áreas de trabalho ou do conhecimento, e às pessoas.

4. O amanhã pertencerá àquelas pessoas, organizações e países que mais estudarem e se dedicarem à aquisição de conhecimentos e habilidades, visando melhorar suas condições de vida e as do planeta como um todo. Iluminação significa conhecimento: uma pessoa iluminada é aquela que rende seu intelecto para o entendimento de um ponto de vista diferente, vindo de outra pessoa mais informada.

5. As oportunidades, por menores que sejam, devem ser descobertas e capturadas visando o avanço das atividades profissionais e econômicas das pessoas e das instituições (empresas e países).

6. Mesmo passando por um vale econômico, é importante buscar uma visão de futuro para construir estratégias que permitam alcança-la. Perseverar implementando e trilhando estas estratégias é o único caminho para o sucesso.

7. Enxergar a metade cheia do copo, em vez de praguejar a parte vazia dele, é fundamental para encontrar saídas em situações difíceis (ameaças). A abordagem positiva é a única que pode conduzir uma pessoa, uma empresa ou um país ao futuro desejado.

8. O grande problema dos mercados, da economia mundial, e do relacionamento entre os povos são as paixões e os ódios, que têm suas origens nos temores e na intolerância das pessoas, que por sua vez derivam da falta de conhecimento dos fenômenos ocorridos e de si próprio. Um bom início para a plenitude pessoal é promover e desenvolver seu autoconhecimento.

Guilherme Arantes conseguiu em oito estrofes curtas e numa melodia muito agradável, passar a mesma mensagem contida nestes oito parágrafos, de maneira mais tocante aos seres humanos, em sua canção:

1. Amanhã! Será um lindo dia

Da mais louca alegria, que se possa imaginar

2. Amanhã! Redobrada a força

Prá cima que não cessa, há de vingar

3. Amanhã! Mais nenhum mistério

Acima do ilusório, o astro rei vai brilhar

4. Amanhã! A luminosidade

Alheia a qualquer vontade, há de imperar!

5. Amanhã! Está toda a esperança

Por menor que pareça, existe e é prá vicejar

6. Amanhã! Apesar de hoje

Será a estrada que surge, prá se trilhar

7. Amanhã! Mesmo que uns não queiram

Será de outros que esperam, ver o dia raiar

8. Amanhã! Ódios aplacados

Temores abrandados, será pleno! Será pleno!

Referências

ARANTES, Guiherme. Amanhã. In: Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NGUJtoDzXfw. Consultado em 07/01/2016.

ROSLING, Hans. 200 years that changed the world. In: Gapminder. Disponível em: http://www.gapminder.org/videos/200-years-that-changed-the-world/. Consultado em 07/01/2016.

SBPNL – SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA. O que é PNL? Disponível em: http://www.pnl.com.br/programacao-neurolinguistica/o-que-e-pnl-/o-que-e-pnl-. Consultado em 08/01/2016.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s