Primeiramente é necessário entender o que é um currículo e porque é tão importante preparar um.

O que é um currículo?

Um currículo é um documento de uma a duas páginas que resume os objetivos de carreira, experiências e realizações profissionais, além da formação acadêmica. O título do currículo deve conter o nome, endereço e informações de contato. O corpo do currículo deve ser dividido nas seguintes seções: Objetivo na carreira, sumário do perfil, experiência profissional, realizações, formação acadêmica e, se necessário, referências.

Por que um currículo é importante?

No mundo competitivo, onde a procura de emprego caminha para a INTERNET, o currículo representa o candidato para os potenciais empregadores. Ele serve como ferramenta para atrair a atenção, conseguir a entrevista e um emprego. Um ótimo currículo faz o profissional se destacar dos outros candidatos apresentando suas aptidões. Deve-se pensar no currículo como um discurso de vendas; é preciso vender-se da melhor maneira possível.

Como Prepará-lo?

O objetivo de carreira deve ser breve, até duas frases; ele deve dar aos potenciais empregadores uma ideia de como se deseja avançar na vida profissional. Um perfil resumido deve mostrar quem é o profissional, e como suas habilidades e experiência melhor se aplicam ao trabalho que está interessado. Em nenhuma parte do currículo devem constar informações pessoais sobre etnia, orientação sexual, estado civil, idade, situações de vida, ou qualquer outra informação de cunho pessoal que não esteja diretamente relacionada com a carreira. O perfil resumido deve conter apenas algumas frases bem escritas que transmitam como o profissional pode contribuir numa organização/empresa. Esta seção deve ser usada para atrair a atenção do empregador, mas o perfil não pode ser exageradamente criativo; deve ser profissional.

A relação de realizações deve incluir informações sobre 1 a 5 trabalhos realizados, começando com o atual ou passado, listando as funções anteriores em ordem cronológica. A lista deve incluir o intervalo de datas dos empregos, nome das empresas ou pessoas para quem trabalhou, e a cidade e estado do local de trabalho (endereços completos não são necessários). Devem ser listados títulos e principais responsabilidades, com ênfase nas atividades que envolvem o tipo de trabalho procurado. A formação acadêmica deve incluir colégio, graduação e pós-graduação, bem como quaisquer cursos ou certificações profissionais que forem relevantes para o desenvolvimento da carreira. Trabalhos voluntários, publicações e lista de interesses só devem ser listados se forem pertinentes ao cargo desejado. Quanto as referências, as melhores práticas sugerem não listar declarações genéricas, apresentando recomendações apenas quando solicitado pelo possível empregador.

É necessário investir algum tempo e pesquisa para o desenvolvimento de um currículo. Este deve estar livre de erros; é mandatória a verificação da gramática e da ortografia, certificando-se de que todos os nomes de cidades, de empresas, e de escolas estão escritos corretamente. Um currículo contendo erros, mínimos que sejam, vai dar ao potencial empregador a impressão de que o candidato não tem atenção aos detalhes, que não tem tempo para checar o que faz, e que é um mau comunicador. Além disso, é preciso que o documento esteja bem formatado. Devem ser utilizadas fontes básicas, como Arial e Times New Roman. Não devem ser utilizadas fontes grandes ou multicores. Não exagerar com textos em negrito, itálico, ou em maiúsculas. O documento deve ter a mesma aparência tanto online como impresso. Manter uma ou duas páginas como limite, mostra que o candidato sabe sumarizar suas qualificações, mesmo que sejam muitas. Um currículo bem escrito pode fazer a diferença entre ficar preso no trabalho atual ou conseguir uma entrevista para o emprego dos sonhos.

Para saber mais sobre o tema visite o site da Quântica Treinamento Empresarial em http://www.quanticaconsultoria.com

Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s